ERASTO GURGEL BANHOS viveu intensa e alegremente de 1919 a 1991. Meus agradecimentos especiais à D. Odete (viúva) e aos filh@s Celia, Nice, Vavá e Eliton Banhos que, amorosamente, cederam material e depoimentos valiosos para o blog.
O blog é em homenagem à vida e à obra deste grande ser humano que há 27 anos foi brincar em outras paragens, à beira d'água. Viva o Palhaço Alecrim, Viva Erasto Banhos, sempre!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Palhaço Alecrim e Palhaça Alfazema


Palhaço Alecrim sempre atuava acompanhado de seus ajudantes, que o complementavam na nobre missão de alegrar crianças e adultos com alma de criança. Sempre convidava mágicos, Emílias, Cantadores, e palhaços.

Aí na foto acima, ele está acompanhado da Palhaça Alfazema, que era nada mais nada menos que sua própria filha, a Nice, que foi "convocada" a atuar com Alecrim em razão da ausência temporária, por motivo de doença, do Palhaço Carequinha. E, como o show não podia e nem pode parar, a Palhaça Alfazema atuou em dois espetáculos, até a recuperação de Carequinha. 

Depois dessa atuação, Nice recolheu a Palhaça Alfazema, mas continuou usando as técnicas apreendidas de seu pai com seus alunos de escolas públicas, o que muito contribuiu para alfabetização de centenas de  crianças. A doce e alegre Nice hoje está aposentada, cuidando de sua mãe (D. Odete) com 93 anos, é torcedora fanática do papão da Curuzu e é conhecida pelas ruas do Jurunas, em Belém do Pará, como Alecrim.

D. Odete, ladeada pelas filhas Celia e Nice (mão para cima)


2 comentários:

  1. Quando eu era criança pude ver o Palhaço Alecrim em uma festa de natal na Base Naval de Val-de-Cães....só não lembro o ano,mais foi bom ter vivido esse momento....Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Glauber Ripardo!!!! E se tiver fotos aí manda pra gente divulgar aqui no blog:
      jonasbanhosap@gmail.com
      jonas banhos (facebook)

      abçs fraternos,

      Jonas Banhos

      Excluir