ERASTO GURGEL BANHOS viveu intensa e alegremente de 1919 a 1991. Meus agradecimentos especiais à D. Odete (viúva) e aos filh@s Celia, Nice, Vavá e Eliton Banhos que, amorosamente, cederam material e depoimentos valiosos para o blog.
O blog é em homenagem à vida e à obra deste grande ser humano que há 27 anos foi brincar em outras paragens, à beira d'água. Viva o Palhaço Alecrim, Viva Erasto Banhos, sempre!!!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Palhaço Alecrim será homenageado pela Escola de Samba Embaixada Pedreirense

Foto: Queria ter o dom de DEUS da ressurreição, infelizmente tal e qual todos nos mortais, sou limitado, ontem ao ver o Arrastão da nossa Embaixada Pedreirense, agradeci à Deus o Dom divino de trabalhar junto com o povo, nesse, que é um dos mais emocionantes espetáculos,  o desfile de carnaval, então percebi que este poder me foi dado por ele, mas de outra forma, na forma do que chamamos de ARTE, a mesma ARTE que usamos para falar da vida em uma avenida em desfile, e através deste poder, por apenas sessenta minutos, podemos trazer de volta o que quisermos, então de Fato pude sentir a força da arte, e se tenho nas mãos esta oportunidade, porque não trazer de volta a Alegria, engraçado, com a força artística podemos até brincar de ser Deus,  então em nome da Alegria, vamos trazer de volta nesta curta fatia de tempo, alguém que para nós Paraenses marcou a infância, precursor dos programas de TV para crianças em nossa cidade, sempre chamando a sua secretária, para distribuir quilos de bom-bons, meio arlequim, meio palhaço, com um chapéu enorme e pontiagudo, ele estava lá, na tv tupi, todos os dias, prendendo a nossa atenção, enquanto aprendíamos a maravilhosa arte de viver, e infelizmente crescíamos, quero aproveitar a nossa ALEGRIA! ALEGRIA! para traze-lo de volta, e encher os corações, dos agora adultos, da mesma ternura que um dia, graças a Deus, todos nós paraenses de nascimento ou não, tivemos por causa dele, estamos te aguardando ALECRIM DA BEIRA - DÁGUA,  temos um lugar especial para você, em um carro alegórico e em nossos paraenses corações infantis!

https://www.youtube.com/watch?v=VclRS7x0e38

O nosso querido Palhaço Alecrim será homenageado pela Escola Embaixada de Samba do Império Pedreirense, em Belém(PA), durante o Carnaval 2014.  A Escola foi fundada em 1952 e foi a campeã da primeira divisão do Carnaval de 2009.

Este ano o carnavalesco da Embaixada de Samba Pedreirense é Claudio Rego de Miranda, que vem preparando a Escola para adentrar a avenida com o tema "Alegria!Alegria!". Sobre a homenagem ao nosso Alecrim, em seu facebook, Claudio nos revela:

Queria ter o dom de DEUS da ressurreição, infelizmente tal e qual todos nos mortais, sou limitado, ontem ao ver o Arrastão da nossa Embaixada Pedreirense, agradeci à Deus o Dom divino de trabalhar junto com o povo, nesse, que é um dos mais ...emocionantes espetáculos, o desfile de carnaval, então percebi que este poder me foi dado por ele, mas de outra forma, na forma do que chamamos de ARTE, a mesma ARTE que usamos para falar da vida em uma avenida em desfile, e através deste poder, por apenas sessenta minutos, podemos trazer de volta o que quisermos, então de Fato pude sentir a força da arte, e se tenho nas mãos esta oportunidade, porque não trazer de volta a Alegria, engraçado, com a força artística podemos até brincar de ser Deus, então em nome da Alegria, vamos trazer de volta nesta curta fatia de tempo, alguém que para nós Paraenses marcou a infância, precursor dos programas de TV para crianças em nossa cidade, sempre chamando a sua secretária, para distribuir quilos de bom-bons, meio arlequim, meio palhaço, com um chapéu enorme e pontiagudo, ele estava lá, na tv tupi, todos os dias, prendendo a nossa atenção, enquanto aprendíamos a maravilhosa arte de viver, e infelizmente crescíamos, quero aproveitar a nossa ALEGRIA! ALEGRIA! para traze-lo de volta, e encher os corações, dos agora adultos, da mesma ternura que um dia, graças a Deus, todos nós paraenses de nascimento ou não, tivemos por causa dele, estamos te aguardando ALECRIM DA BEIRA - DÁGUA, temos um lugar especial para você, em um carro alegórico e em nossos paraenses corações infantis!
 
 
Ao saber da notícia, Meg Banhos, neta de Erasto Banhos fez uma declaração emocionada em sua conta no facebook:
 
Obrigada povo paraense pela homenagem. Uma honra. Obrigada vô pelo legado!
Saudades eternas do seu sorriso, dos meus aniversários entupidos de gente de todo o meu bairro que eu nunca sabia nem quem era..., só para pegar um autógrafo seu... dos seus chapéus, do cheiro do seu guarda-roupa lotado de fantasias lindas de palhaço, da sua rede que me servia de balanço, da casa cheia de primos correndo feito loucos, da vovó mandando a gente fazer silêncio pra não lhe acordar... o senhor trocando o meu nome com o nome de todos os meninos hahahaha... e dos desenhos das maquiagens... a penteadeira dos sonhos de qualquer artista. Você brilhava vô. Era um encanto pra qualquer criança, imagina para os netos! Quando meus filhos aprenderam a dar língua, eu nem briguei com eles... pq será?!
 
 
Toda a família Banhos agradece ao carnavalesco Claudio Rego de Miranda e à Escola Embaixada de Samba do Império Pedreirense  de Belém(PA) por mais esta homenagem ao nosso querido e eterno Palhaço Alecrim!!!
 
E viva a Alegria!Alegria! no Carnaval 2014. 
 
Jonas Banhos
Criador e mantenedor do Blog do palhacoalecrim.blogspot.com.br
(61) 8167 1254
 
 

4 comentários:

  1. na perdia o programa clube do garoto, com alecrim e carequinha, ele com seu bordão presenteava os convidados com 1 quilo de bombons dulcora , infância saudosa

    ResponderExcluir
  2. nesta epoca,, me levaram ao programa do alegrim este me apresentou como o menino mola,pos me contorcia fazendo varios numeros no programa,sera que consigo algumas imagens da epoca.

    ResponderExcluir
  3. nesta epoca,, me levaram ao programa do alegrim este me apresentou como o menino mola,pos me contorcia fazendo varios numeros no programa,sera que consigo algumas imagens da epoca.

    ResponderExcluir